segunda-feira, setembro 09, 2013

EICEL1920 realizou a segunda Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro.


II Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro. Remoção de vegetação invasiva. Registo fotográfico por Miguel Bernardino em 31 de Agosto de 2013.

No passado dia 31 de Agosto, a EICEL1920, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico realizou a segunda Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro, com a participação de cerca de uma dezena de associados e a colaboração da Junta de Freguesia de Asseiceira. 

Os trabalhos desta iniciativa centraram-se na remoção de vegetação invasiva e na recolha de resíduos nos terrenos envolventes da secção de ensilagem e transportadores aéreos da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. A área intervencionada apresentava um cenário de profundo abandono, integralmente tomada pela vegetação e acumulando resíduos de vária natureza, provenientes de obras municipais.  
O volume de materiais de construção e resíduos recolhidos nas duas acções, realizadas durante os meses de Julho e Agosto, aguarda o transporte para local adequado, que deverá ser realizado pela Câmara Municipal de Rio Maior em data oportuna. 
  
A Direcção da EICEL1920 agradece uma vez mais o notável empenho dos associados que marcaram presença nesta iniciativa, bem como a colaboração da Junta de Freguesia de Asseiceira, pela disponibilização de equipamento.  

Após as duas acções concretizadas é patente ainda a necessidade de um grande volume de trabalho para garantir a limpeza de todo o espaço envolvente da antiga fábrica de briquetes e plano inclinado de extracção da Mina do Espadanal. Com esse objectivo, a EICEL1920 continuará a promover, com a regularidade possível, as Acções Voluntárias de Conservação do Património Mineiro, em cooperação com o Município de Rio Maior. 


A Direcção da EICEL1920.
09 de Setembro de 2013.

Sem comentários: