segunda-feira, dezembro 09, 2013

EICEL1920 realizou a terceira Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro.

Remoção de vegetação invasiva na envolvente da antiga fábrica de briquetes da Mina do Espadanal. 
Registo fotográfico por Helder Oliveira, 30 de Novembro de 2013.

No passado dia 30 de Novembro, a EICEL1920, Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico, realizou a terceira Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro, com a participação de cerca de uma dezena de associados e a colaboração da Junta de Freguesia de Rio Maior.

Os trabalhos desta iniciativa centraram-se na remoção de vegetação invasiva e na desobstrução do antigo plano inclinado de extracção da Mina do Espadanal. Esta estrutura sofreu em anos recentes uma utilização desadequada, encontrando-se, aquando da primeira Acção Voluntária de Conservação do Património Mineiro, completamente obstruída por vegetação e por várias toneladas de materiais de construção depositadas na sua envolvente pelos serviços municipais.

A completa limpeza do plano inclinado de extracção exige ainda um importante volume de trabalho, mas são já visíveis significativas melhorias. Para o sucesso dos trabalhos realizados foi decisiva a colaboração da Junta de Freguesia de Rio Maior através da cedência de uma máquina retroescavadora e respectivo motorista.

É também de registar a recente colaboração da Câmara Municipal de Rio Maior no transporte para local adequado dos resíduos recolhidos nas duas primeiras acções de conservação realizadas pela EICEL1920. Em resultado da concertação do trabalho dos cidadãos e das entidades públicas, o complexo mineiro do Espadanal apresenta hoje um cenário de maior dignidade.

A Direcção da EICEL1920 agradece o notável empenho dos associados que uma vez mais marcaram presença nesta acção voluntária, bem como a importante colaboração da Junta de Freguesia de Rio Maior.

O sucesso destas iniciativas e a dimensão do trabalho ainda por realizar impõem a sua continuação regular na medida das possibilidades da nossa associação, pelo que a EICEL1920 continuará a promover, durante o ano de 2014, as Acções Voluntárias de Conservação do Património Mineiro, em cooperação com o Município e com a Freguesia de Rio Maior.

Trabalhos de desobstrução do antigo plano inclinado de extracção da Mina do Espadanal. 
Registo fotográfico por Helder Oliveira, 30 de Novembro de 2013.

A Direcção da EICEL1920.
9 de Dezembro de 2013.


Sem comentários: